HOWTO: workshops e e-books para geeks.

Conhecendo Ruby

O Ruby é uma linguagem de programação interpretada e dinâmica que tem como foco a simplicidade e produtividade. Sua sintaxe é extremamente elegante, o que facilita a leitura e escrita de códigos.

Ruby é uma linguagem de programação interpretada, com tipagem forte e dinâmica, que tem como foco a simplicidade e produtividade. Sua sintaxe é extremamente elegante, o que facilita a leitura e escrita de códigos.

Criada pelo japonês Yukihiro “Matz” Matsumoto em meados de 1993, a linguagem só foi lançada publicamente em 1995. Matz combinou partes de suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp) para criar uma linguagem que fosse, segundo suas próprias palavras, mais poderosa que Perl e mais orientada a objetos que Python.

Muitas linguagens não tratam números e outros tipos primitivos como objetos, mas no Ruby isso é diferente. No Ruby, tudo é objeto. Tipos primitivos possuem métodos e podem ter atributos. Classes são objetos.

O Ruby é uma linguagem extremamente flexível onde quase tudo é possível. A intenção deste guia de mais de 170 páginas que ainda está sendo escrito é ajudar você a ter um conhecimento mais aprofundado sobre a linguagem que tornou a vida de milhares de desenvolvedores mais feliz.

Download

Este e-book foi disponibilizado gratuitamente para download. Seja legal e envie um tweet!