HOWTO: workshops e e-books para geeks.

Ruby Metaprogramming

Aprenda a utilizar todo o poder da metaprogramação do Ruby em um guia de 60 páginas, recheado de exemplos práticos sobre Object Model e definição dinâmica de métodos, e muito mais.

Poucas coisas no Ruby são tão mal entendidas como a metaprogramação. Embora seja uma técnica extremamente útil, ela exige muito mais conhecimento da linguagem como um todo, que pode levar um certo tempo até que seja adquirido.

A metaprogramação faz parte do Ruby. Isso é tão verdade que você não consegue distinguir trechos de um código Ruby e afirmar se aquilo é ou não metaprogramação. A metaprogramação faz parte do dia-a-dia do desenvolvedor Ruby. Ou pelo menos deveria.

Infelizmente, muitos consideram a metaprogramação como pura magia negra, muito mais pelo fato de não entenderem certos aspectos da linguagem, do que pelo modo como o Ruby executa tal técnica. Não existe magia negra. Apenas Ruby.

O objetivo deste livro com mais de 60 páginas é ser um guia com técnicas utilizadas por desenvolvedores Ruby de todo o mundo, com exemplos práticos de como criar DSLs, executar e definir métodos dinamicamente, dentre muitos outros exemplos.

Download

Este e-book foi disponibilizado gratuitamente para download. Seja legal e envie um tweet!