0 votos
21 visitas
perguntado em PHP por (3,7K pontos)
Olá, estou iniciando com laravel,

Notei que no .env configuramos dados do banco e variáveis de email, que outras funções posso utilizar ele?

1 Resposta

0 votos
respondida por (5,6K pontos)

Basicamente, um arquivo .env é uma maneira fácil de carregar variáveis de configuração personalizada que seu aplicativo precisa sem ter que modificar arquivos .htaccess ou o próprio código. Isto significa que você não terá que editar qualquer arquivo fora do projeto, e todas as variáveis de ambiente são sempre definidas não importa como você executar seu projeto.

Porque usa-lo?

O arquivo .env é geralmente mantidos fora do controle de versão, uma vez que podem conter chaves de API sensíveis e senhas, em outras palavras caso você tenha uma equipe desenvolvendo o projeto esse arquivo não deve ser enviado ao Git, pois nele irá conter valores particulares da sua maquina, como a senha do banco de dados, cada desenvolvedor deve ter seu arquivo .env configurado separadamente, isso impede que você precise entrar em todos os arquivos de configuração do Laravel, você define tudo no arquivo .env, isso ajudou muito.

Quando instalamos o Laravel através do Composer o arquivo .env receberá o nome correto dele “.env”, caso contrário o arquivo poderá vir com o nome “.env.exemplo”, então será necessário que você altere o nome desse arquivo para “.env” e as variáveis de passaram a ser globais.

Todas as variáveis definidas estão agora acessíveis com o método getenv/env , e estão disponíveis nos $_ENV e $_SERVER super-globals.

1

$banco = getenv('DB_DATABASE');

Ou

1

$banco = $request->env('DB_DATABASE');

Bem-vindo ao HowToCode, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade sobre T.I.
...